quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

As últimas badaladas por Lx (10)

Dos rituais de passagem.

Do Reveillon.
Passado que está o boost de alegria natalícia em mim, desfaço-me em estúpidos balanços que nunca concluo. Ando ao contrário dos outros, despeço-me das multidões ao virar do 25 de Dezembro. Não percebo sequer alguma folia efémera dos festejos dos outros, quando em mim só tenho vontade de ver fogos de artifício. Mas daqueles de lágrima. Que sobem rápido ao céu e caem vagarosamente. Que duram. Que parecem chorar mas de alegria. E levar comigo aquela meia dúzia de pessoas certas e noite fora, quebrando pseudo-cansaços, partilharmos sorrisos sinceros de quem festeja qualquer coisa junta: estar cá. Passar o ano com quem queremos que veja a passar mais anos por nós.

E quase sempre o mesmo desejo adolescente de há uns anos para cá: cantar até de madrugada, partilhar histórias estupidamente brilhantes e simples, sorrir até faltar o ar. Transcendermo-nos. Há um ano, imbuídos em sonhos comuns, acho que foi tal e qual assim. O melhor Reveillon de sempre.


Da Vida.
Não creio em grandes mudanças ao virar de ano. Não faço listas de objectivos. Se alguma vez as fiz sequer, nunca as cumpri. Dos que tenho cumprido nem preciso de apontar. Doutros vou-me lembrando pelo caminho ao longo do ano. As grandes mudanças não se dão de um dia para outro, não são coisas de que nos apercebamos. Quando se podem chamar de tal, tantas vezes já fomos "achocalhados" que já nem sabemos o que mudou. Ou antes, mudou quase tudo, até nós mudámos a mudança. E dizemos que foi sempre assim, que "já nem me lembro", sorrimos e preocupamo-nos antes com as coisas que queríamos mesmo que mudassem de hoje para amanhã. Sempre o mesmo. Com essas é que vivemos, essas é que carregamos estupidamente connosco.

Com 25 anos, não tenho vontades de Mudar Mundos, apenas de os viver, ser positivamente mudado e ajudar positivamente a mudar.


Dos efeitos.
Acabados os de Lx (ou os com pano de fundo Lx), a certeza que outros virão. Em mim, nos outros que queiram partilhar os seus comigo ou ser effected pelos de cá.

Sem comentários: