quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Decomponsing the british

Do filme This is England, de Shane Meadows (2006).




O retrato da Inglaterra de 1983 (esse ano fantástico), na pele de um puto de 12 anos, vítima do tão nada actual bullying e órfão de pai morto na guerra das Falkland/Malvinas de 1982.

Tudo isto passado algures num bairro operário do subúrbio de uma cidade inglesa (não se chega a entender se se trata de Londres), em pleno Tatcherismo e no rescaldo do conflito decorrido naquele remoto arquipélago atlântico. Em pleno rising time dos sentimentos nacionalistas e do movimento skinhead.

Sentimento orgulhoso de uma década que se julgou perdida naquilo que pareciam ser devaneios artísticos (mas hoje tão saudosa já), num regresso imediato às minhas referências primordiais, da TV às cores mas meio baça e com aquele "granuladinho". Tudo isto sempre tomando as dores da revolta social exposta na mais imberbe careta de um puto meio branquelas, cenoura e sardento. E uma banda sonora de excelência- como só se seria de exigir, feita de hits da altura (destaco entre outros, os excelentes minutos iniciais em que somos bombardeados com um conjunto de imagens dignas de qualquer espólio visual daquela década, ao som de Toots and the Maytals- 54-46 was my number. (Façam pois o favor de o visualizar).

A prova de que um filme sem contexto histórico continua, para mim, a ser uma dificuldade acrescida para a sua devida apreciação. Aqueles que não vivem no seu tempo, nem sei pois se alguma vez viveram.

Sem comentários: