sábado, 8 de agosto de 2009

Noites brancas ou há fado em Brighton Beach, Brooklyn

Two Lovers (Duplo Amor), James Gray (2008)

Na minha lista, um dos filmes do ano. Duro de roer. Demasiado duro.

A noite, enquanto lugar mais inquietante do ser humano; a eternidade da solidão e silêncio de um quarto, a tempestade anunciada.
A poesia da vida que decorre nos subúrbios de uma cidade que me exerce um estranho fascínio. Um íman do meu mundo, penso eu às vezes. Ou não fosse, o quadro ali na parede.

"Por estes dias só dá Nova Iorque", dizia-me a Paula há dias.
Caso não bastasse, ora aí está, podes crer.

Joaquin Phoenix (esse daí de cima): uma brutalidade. Com ele vi pouco, muito pouco. E de We own the night (2007), também com este actor e do mesmo realizador, fiquei-me pelo delicioso trailer erótico dos instantes iniciais com Eva Mendes, ao som de Heart of Glass dos Blondie. Merecerá maior atenção no futuro então.
Seja como for, vivendo um surto psicótico ou executante arriscado de mera cambalhota de marketing, o brilho do seu desempenho neste filme é inegável.

1 comentário:

Gaivota disse...

"Walk the Line" um grande filme, a meu ver, com o mesmo actor. A juntar à listinha! :) Deixo o link do trailer

http://www.youtube.com/watch?v=GsvZGwd8vrI